Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Capacitação pode ser a saída para diminuir acidentes de trabalho na indústria

Publicado por Medicina do Trabalho
há 10 anos

Curitiba/PR - Frequentes e na maioria dos casos fatais. Os acidentes em espaços confinados* acontecem em todo o país e o número é alto. Embora não haja pesquisas a respeito, os casos são conhecidos dos profissionais da área e só não chegam a grande mídia por que são abafados pelas empresas contratantes deste tipo de serviço.

Somente em 2012, três óbitos foram registrados em Itajaí e cidades vizinhas. Os casos não chegaram a serem noticiados para evitar a imagem negativa que gerariam para as empresas contratantes. Quem relata o ocorrido é o bombeiro civil Rafael Girardi (foto), que trabalha na FIESC atendendo as indústrias catarinenses.

"Ficamos sabendo dos acidentes e mortes pelos resgatistas que atendem os locais e colegas de trabalho. A falta de comprometimento com a segurança do trabalhador é grande e precisamos mudar esta realidade", afirma.

Levar conhecimento e capacitação aos trabalhadores da indústria é uma das funções de Rafael que acumula no currículo o cargo de facilitador de ações da SST do SENAI. Segundo ele, treinamento é a única solução para reduzir drasticamente o índice de acidentes nestes locais. "Ministro cursos em que treinamos os trabalhadores a reconhecer situações de risco e como agir caso algo dê errado num trabalho em espaço confinado".

A atualização profissional para atuar na área Rafael buscou em Curitiba. Recentemente ele participou de um curso em Espaço Confinado, ministrado pela Altiseg Segurança em Altura. O curso, de 40 horas, capacita o profissional a liberar e fiscalizar os trabalhos em espaços confinados.

"No curso ensinamos a identificar, tratar a atmosfera (principal causa de óbitos) e controlar os riscos de em espaço confinado, se o profissional que irá efetuar a atividade no espaço está habilitado psico-socialmente para realizar o trabalho, a controlar a atmosfera do espaço onde podemos ter uma área classificada e com risco de explosão e outros detalhes essenciais para o trabalho em espaços confinados. Primeiros socorros e resgate também são assuntos importantes que são abordados na teoria e na prática", conta Armando Rodrigues Marques, coordenador de treinamentos na Altiseg.

"A grande variedade de técnicas e os equipamentos com alta tecnologia a que tive acesso ampliam nosso re pertório de atuação dentro de um espaçProteçãoo confinado. Esses conhecimentos serão inseridos nos módulos no SENAI e repassados para todos os trabalhadores da indústria com o objetivo de seguramos a vida do trabalhador da indústria catarinense", conclui Rafael Girardi.

*NR 33.1.2 Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Data: 25/03/2014 / Fonte: Engenharia de Comunicação/ALTISEG

Fonte: http://www.proteçâo.com.br/noticias/produtos_&_servicos/capacitacao_pode_ser_a_saida_para_diminu...

  • Sobre o autorFaculdade Ciências Médicas - Medicina do Trabalho
  • Publicações67
  • Seguidores84
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações88
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/capacitacao-pode-ser-a-saida-para-diminuir-acidentes-de-trabalho-na-industria/116656874

Informações relacionadas

Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região
Jurisprudênciahá 5 meses

Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região TRT-7 - Recurso Ordinário Trabalhista: ROT XXXXX-06.2021.5.07.0037

Marlon Pascoal Pinto, Engenheiro de Produção, Qualidade, Segurança e Afins
Artigoshá 2 anos

Segurança do Trabalho e treinamento online: validade legal

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito boa a matéria. Concordo plenamente com a afirmativa de que a capacitação do trabalhador poderá contribuir para a redução de acidentes de trabalho. Sabe-se que há empregados que são colocados a operar uma máquina, com um treinamento mínimo, de poucos dias. Países mais desenvolvidos e comprometidos com a segurança do trabalhador realizam treinamentos de vários meses. Certamente a ausência ou mínima capacitação do trabalhador é um dos fatores que colocam o Brasil entre os países campeões em acidentes do trabalho. continuar lendo

Há casos em que o trabalhador se recusa a usar os equipamentos de segurança, alegando que são incômodos. continuar lendo