Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Vexame nacional: Brasil tem mais de 10% dos homicídios no mundo

Publicado por Medicina do Trabalho
há 10 anos

Mais de 10% de todos os homicídios ocorridos no mundo, em 2012, foram registrados no Brasil, de acordo com o Relatório Global sobre Homicídios 2013, feito pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime; de acordo com o relatório, houve 437 mil assassinatos no mundo, em 2012, dos quais 50.108 no Brasil.

Aline Leal - Repórter da Agência Brasil -Mais de 10% de todos os homicídios ocorridos no mundo, em 2012, foram registrados no Brasil, de acordo com o Relatório Global sobre Homicídios 2013, feito pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) sobre dados do ano anterior. De acordo com o relatório, houve 437 mil assassinatos no mundo, em 2012, dos quais 50.108 no Brasil.

De acordo com a Unodc, há um cenário de estabilidade no número de homicídios no país, que ao lado do México, da Nigéria e do Congo está no segundo grupo de países com maior número de assassinatos do mundo, com índice de 25 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. No primeiro grupo, onde figuram Colômbia, Venezuela, Guatemala e África do Sul, a situação de violência ainda é pior. Neles, o índice de assassinatos passa de 30 por 100 mil habitantes.

Enquanto nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo o índice de homicídios caiu, respectivamente, 29% e 11%, na Paraíba a taxa cresceu 150%, e na Bahia houve aumento de 75%. Segundo o estudo, Pernambuco, com redução de 38%, foi o único estado do Nordeste com queda no número de assassinatos.

No Brasil, 90% das vítimas de homicídios são homens. O abuso de álcool e outras drogas, e a disponibilidade de armas de fogo, são apontadas no estudo como determinantes para que aconteçam os assassinatos.

O relatório também destaca que o continente americano apresenta uma importante disparidade entre o total de homicídios cometidos e a condenação dos responsáveis, já que apenas 24% dos crimes são solucionados.

O levantamento ressaltou ainda as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) como uma iniciativa determinante para a redução dos índices de homicídio em quase 80%, no Rio de Janeiro, entre 2008 e 2012.

Fonte: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/136399/Vexame-nacional-Brasil-tem-mais-de-10-dos-homic%C3%ADd...

  • Sobre o autorFaculdade Ciências Médicas - Medicina do Trabalho
  • Publicações67
  • Seguidores84
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações88
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vexame-nacional-brasil-tem-mais-de-10-dos-homicidios-no-mundo/116713371

25 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A mídia deveria divulgar mais isso, ao invés de ficar procurando abusos da polícia nas comunidades do RIO, com pessoas ligadas ao narcotráfico.

"O levantamento ressaltou ainda as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) como uma iniciativa determinante para a redução dos índices de homicídio em quase 80%, no Rio de Janeiro, entre 2008 e 2012."

Estes dados levantados pela ONU são uma constatação da impunidade prevalente no Brasil! Resultado de leis pouco aplicáveis e amedrontadoras, de um judiciário obsoleto, e de uma polícia muitas vezes mal armada e mal treinada!

Queremos mais UPPs, pena de morte para crimes hediondos e atentados contra a vida humana, polícia com liberdade para agir, melhor treinada e mais bem armada e um judiciário mais ágil e eficaz. continuar lendo

Concordo com quase tudo, colega, menos com a pena de morte.
Já é patente o fato de que pena capital não reduz a criminalidade - vide China e EUA... continuar lendo

Com certeza a China e os Estados Unidos, juntos, não registram nem 15% dos homicídios ocorridos no mundo em 2012. A única coisa que um autor de crime hediondo tem a perder é a própria vida! E sociedade se beneficia a fica prejudicada com a morte dele...? continuar lendo

Decorrência de uma lei defasada, uma mídia sensacionalista, conivente com a criminalidade, já que crucificam autoridades e protegem os direitos dos bandidos e infratores. É lastimável. continuar lendo

O assunto não assusta mais ninguém. Nenhuma autoridade quer assumir o compromisso de combater a criminalidade. Porque? Porque precisa começar pelo combate à corrupção. Nenhum crime organizado sobrevive sem a corrupção. Todos nós sabemos. Só chega às mãos do MP e Judiciário o que o Senhor Delegado quer. E ai. Pense o que ocorre nos bastidores de uma delegacia. Contamos com uma OAB omissa que também não combate os advogados que estimulam a corrupção por interesse próprio. Não pensem que vai melhorar. Jamais. Nossa geração e de nossos filhos não verá melhora. Principalmente com o sistema político que vivemos. Só querem enriquecer às custas da nossa pobreza. Pena. Um país com o potencial como o nosso. Poderia estar nas paradas dos mais desenvolvidos. No entanto, estamos na maior miséria. Doamos dinheiro a Cuba e outros países aliados do P|T e não cuidamos da nossa pobreza. De alma. De espirito. etc. Luiz - Juiz de Direito continuar lendo

Saliento que a taxa de homicídios bem como a taxa de criminalidade regional tem aumentado na proporção inversa à da taxa de beneficiados dos programas sociais nesta mesma região.
Muito embora este fenômeno deva ser melhor estudado, para mim comprova que a criminalidade não tem suas raízes no desamparo social, nem no fosso social e em nada tem a haver as condições econômicas, como nos faz crer o pessoal dos direitos humanos dos bandidos. Tudo indica que a causa raiz da criminalidade está na impunidade, na demora em se iniciar a punição dos jovens e na imoralidade (maus exemplos dos bem sucedidos na política, nas empresas e nas artes, sempre impunes).
Ao observador atento, parece que a solução esta em evitar que o crime compense, cabe ao judiciário ser mais célere, menos parcimonioso e mais rigoroso e para as polícias Civil, Militar e Federal está na tolerância zero com o crime, usar de todas as possibilidades constitucionais, com a criatividade necessária para dificultar o “prende e solta” que aumenta o moral dos criminosos e expõe os inocentes a brutalidade. continuar lendo