Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

País vai debater mortes no trabalho

Conferência Nacional quer solução para reduzir o número elevado de acidentes e mortes no trabalho. Em 42 anos, País registra mais de 155 mil mortes

Publicado por Medicina do Trabalho
há 10 anos

O Brasil vai debater formas eficazes de combater os acidentes, mortes e doenças profissionais que ocorrem no País. Dados do Anuário Estatístico do INSS, aponta que, desde sua criação, em 42 anos, foram registrados 38.181.856 milhões de acidentes e doenças do trabalho em todo o país. Destes, 558.261 mil, foram afastados por incapacidade permanente e, 155.761 trabalhadores perderam suas vidas nos locais de trabalho.

Assustados com estes números, autoridades e especialistas vão promover de 10 a 13 de novembro deste ano será a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, em Brasília. De 05 a 07 de junho, Porto Alegre sedia a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador. Até junho, serão realizadas Conferências Macrorregionais em sete regiões do Estado.

Diante da necessidade de qualificar os trabalhadores para disputar espaços e projetos, que realmente defendam a Saúde do Trabalhador nos locais de trabalho, a CUT promove a 1ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador da Central, que acontecerá, a partir da próxima quarta-feira, com encerramento na sexta, em São Paulo.

Especialistas explicam que os acidentes e doenças de trabalho, graves e fatais fazem parte de uma realidade que tem de ser combatida cotidianamente no ambiente laboral, por isso é fundamental que os trabalhadores se apropriem dessa pauta. E com representantes capacitados, as conferências se tornam, de fato, uma possibilidade de mudar essas estatísticas.

Tanto a etapa nacional, como a estadual, incentiva a realização de pré-conferências para qualificar o debate e levar em conta a realidade de diferentes regiões. No Rio Grande do Sul serão realizadas sete Conferências Macrorregionais, organizadas pela Comissão de Organização de cada região.

Para conhecer a situação de cada local, os trabalhadores de vários ramos de produção deverão apresentar as condições da saúde do trabalhador e debaterem do que deve ser feito para evitar o adoecimento dos trabalhadores.

“Cada etapa também deve elaborar propostas para município, macrorregião, Estado e União, propor diretrizes para a definição da Política Estadual e discutir a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador”, conta o diretor da CUT-RS e integrante do Conselho Estadual da Saúde (CES-RS), Cláudio Augustin.

Fonte: http://www.renastonline.org/noticias/pa%C3%ADs-vai-debater-mortes-trabalho

  • Sobre o autorFaculdade Ciências Médicas - Medicina do Trabalho
  • Publicações67
  • Seguidores84
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações17
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pais-vai-debater-mortes-no-trabalho/117083610

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Os números são assustadores, mas sempre é tempo de revisar esse tema e muito importante, adotar medidas para tentar sanar as condições propícias a acidentes de trabalho. Esta certamente é uma longa e árdua luta. continuar lendo

Que bom! Isso é muito importante!! continuar lendo

Em fim estamos acordando, e vendo que estamos em um pais que se tem o maior descaso, na questão Saúde e Segurança do trabalho. Convivo com esta realidade e sou prova do quanto a despreocupação referente ao trabalhador é real e a fiscalização é precária.
Gostaria de saber se aqui em Cuiabá - MT, haverá também a conferencia.

Grata continuar lendo

Acho de extrema importância que este tipo de debate seja feito no país, onde o principal foco dos empresários é o lucro, ficando na maioria das vezes, o empregado obrigado a trabalhar sem os devidos cuidados (EPI's) e longe das condições de segurança eficiente. Poucas atitudes, porém planejadas, já são suficientes para se conseguir um bom retorno na baixa dos acidentes de trabalho. Acho que não será nada construtivo, se segiuir a linha de pensamento do "Rei do Futebol", onde ele diz que o acidente de trabalho com morte, no estádio de futebol do Corinthians foi "coisa normal, coisas da vida, e nada que assuste". Gente com este pensamento, não contribui em nada. Uma coisa que quase não vê no país, é o funcionário do posto de gasolina, usar máscara para combater o mal que faz os vapores que saem da gasolina quando se está abastecendo. Vapores estes que são altamente cancerígenos, pois contém benzeno, considerado tolerância zero na exposição do trabalhador. continuar lendo