Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Medicina do Trabalho repudia declarações de Pelé

Publicado por Medicina do Trabalho
há 10 anos

A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) vem a público repudiar a declaração na qual Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, banaliza as vidas perdidas em decorrência de acidentes de trabalho nas obras da Copa do Mundo de 2014, a realizar-se no Brasil. Ao classificar a morte de um operário como “normal, coisas da vida, nada que assuste”, o ex-jogador, além de ofender as famílias em luto, fere o direito pelo qual a ANAMT vem lutando, há 46 anos, para legitimar: a garantia da vida, da saúde e da segurança do trabalhador.

Em março, o operário Fabio Hamilton da Cruz morreu após cair de uma altura — calculada pelo Corpo de Bombeiros — de 15 de metros, durante a instalação das arquibancadas provisórias da Arena Corinthians, em São Paulo. Foi a terceira vida perdida na construção desse estádio e a sétima vítima fatal de acidentes de trabalho nas obras da Copa, segundo os números oficialmente divulgados. A ANAMT trabalha para conscientizar a sociedade brasileira, e os empregadores de modo particular, sobre a responsabilidade destes em garantir condições de trabalho seguras e saudáveis, conforme preconizam os organismos internacionais de defesa da saúde e do trabalho digno e decente, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional de Trabalho (OIT).

A declaração diminui o peso dos 177 trabalhadores que perderam a vida em canteiros de obra, segundo o último levantamento feito pela Previdência Social, que classifica o setor como o segundo maior responsável por acidentes fatais no ambiente de trabalho no Brasil.

É necessário um esforço conjunto para não desqualificar o ocorrido e reduzir a zero o número de acidentes, que é o mínimo que defendemos. Como embaixador da Copa do Mundo no Brasil, evento de grande magnitude, e pessoa pública de grande influência, Pelé presta um desserviço ao trabalho desenvolvido pela promoção da saúde e segurança laboral por diversas entidades e órgãos públicos no país e em todo o mundo.

Fonte:http://www.anamt.org.br/site/noticias_detalhes.aspx?notid=2461

  • Sobre o autorFaculdade Ciências Médicas - Medicina do Trabalho
  • Publicações67
  • Seguidores84
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações92
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/medicina-do-trabalho-repudia-declaracoes-de-pele/116305526

63 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Como diz Romário: Esse sujeito é um poeta quando está calado". continuar lendo

PELÉ, ou edson arantes do nascimento, antes de voce criticar quem morre e como morre, deveria se preocupar em dar nome a quem nasce.
Principalmente quando quem nasce é sua filha, e que voce ignorou. continuar lendo

Pode ser o Rei do futebol, mas sua cultura, e seu respeito pelo proximo, são extremamente limitados. O Brasil Não pode ter como um Representante da copa uma pessoa tão leiga... continuar lendo

Se o tolo ficar calado, passa por sábio. continuar lendo

Lamentável a colocação, parecendo a morte do trabalhador uma questão sem importância. Infelizmente, veem-se pessoas que não avaliam suas palavras, especialmente vindas de alguém que goza de grande notoriedade. continuar lendo

A Copa do Brasil está sendo um sucesso com as campanhas de marketing de empresas privadas desde o começo de 2014 para os orçamentos pessoais de Pelé, Joel Santana, Ronaldo, Filipão e jogadores da seleção, ganhando milhões com participações em propaganda. Ao menos os mais novos, os jogadores da seleção, demonstraram respeito pela sociedade na época dos protestos em 2013, enquanto outros dão declarações, no mínimo, "ambíguas". continuar lendo