Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Senado aprova adicional de periculosidade para motoboys

Publicado por Medicina do Trabalho
há 10 anos

O plenário do Senado aprovou hoje (28) o projeto de lei que determina o pagamento de adicional de periculosidade para os motoboys. A proposta, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), determina que os brasileiros que usam a moto para trabalhar com o transporte de passageiros e mercadorias, como mototaxista, motoboy e motofrete, recebam dos patrões um adicional de 30% sobre o salário. O texto segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

O projeto tramitou por mais de dois anos no Congresso e sofreu algumas mudanças ao longo do período, como a ampliação das atividades de motociclistas que podem estar contempladas, a retirada de categorias específicas e a exclusão do trecho que incluía atividades relacionadas a serviços comunitários de rua entre as beneficiadas.

Os senadores aprovaram o texto lembrando que os motociclistas são os mais atingidos pelos acidentes de trânsito, e representam o maior número entre os mortos e os feridos mais graves. “A profissão de motoboy tornou-se atividade de risco em todas as cidades brasileiras, principalmente nas grandes cidades”, alegou o relator da matéria na Casa, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

O autor da matéria, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), agradeceu aos colegas a aprovação do projeto em regime de urgência e disse esperar que os motoboys utilizem o adicional salário para comprar mais equipamentos de segurança, como casacos e capacetes melhores.

Fonte: Agência Brasil

Publicado no site da ANAMT: http://www.anamt.org.br/site/noticias_detalhes.aspx?notid=2587


  • Sobre o autorFaculdade Ciências Médicas - Medicina do Trabalho
  • Publicações67
  • Seguidores84
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações69
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senado-aprova-adicional-de-periculosidade-para-motoboys/121529714

Informações relacionadas

Jurisprudênciahá 7 anos

Tribunal Regional Eleitoral de Goiás TRE-GO - Recurso Eleitoral: RE 6838 FIRMINÓPOLIS - GO

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu particularmente aprovo este adicional. Infelizmente são os motociclistas a grande maioria dos casos de emergências ortopédicas dos hospitais de pequeno, médio e grande porte.

Mas o principal ainda não estamos fazendo, que é prevenir acidentes! Precisamos melhorar a qualidade do tráfego e principalmente a educação dos motoristas. Com mais medidas de educação e principalmente, mais punição! Infelizmente todas as classes de veículos de transporte são extremamente mal educadas. E entre todas elas, são os motociclistas os maiores infratores!

Em relação ao comentário do senador:

"O autor da matéria, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), agradeceu aos colegas a aprovação do projeto em regime de urgência e disse esperar que os motoboys utilizem o adicional salário para comprar mais equipamentos de segurança, como casacos e capacetes melhores."

Caro Senador Marcelo Crivella, o empregador é responsável pela disponibilização dos EPIs (equipamentos de Proteção Individual) de seus empregados. O adicional de periculosidade não tem esta finalidade, MEU DEUS DO CÉU!!! continuar lendo

Muito justo o adicional, mas a votação de tal projeto merece uma análise mais detida. Véspera de eleição, categoria que vem crescendo acentuadamente e que está presente de forma pulverizada em todo o território nacional: voto certo! O que assusta é saber que as polícias da União, remuneradas por subsidio, executam atividade de natureza perigosa e não gozam de adicional de periculosidade. Afirma-se já está embutido no valor do subsidio. continuar lendo

Eu não acho que o senado, nem o restante do legislativo e executivo tem que parar de produzir por se tratar de ano eleitoral. Muito pelo contrário!

Sim.. policiais tem direito a apenas a insalubridade. O mesmo vale para os seguranças de banco e de carro forte que trabalham em constante risco de vida! continuar lendo